Ciclo de Sinner

PROCESSO DE HIGIENIZAÇÃO

A eficácia de um processo de higienização pode ser descrita de acordo com o modelo de Sinner, que descreve o processo de limpeza com uma sinergia entre:


A AÇÃO QUIMICA

É obtida com ação do produto utilizado no processo de higienização, atuando com reações químicas, reações de PH e oxidação. Aumentando ou diminuindo a quantidade de produto, aumentamos ou diminuímos o efeito dos agentes químicos A ação da temperatura na solução-de detergente relaciona–se com a cinética química. Com maior temperatura acelera-se a velocidade das reações químicas.

A AÇÃO MECÂNICA

É obtida com utilização de equipamentos auxiliares, como por exemplo enceradeira, fibras, escovas, lavadoras, colaborando para remoção das incrustações e também como auxiliar para o produto químico.

A TEMPERATURA

Auxilia a solução de detergente na quebra das moléculas de sujidade, promovendo uma limpeza mais rápida e profunda.

TEMPO

Por fim o tempo influencia no processo de higienização, diretamente proporcional, pois cada um dos fatores tem um papel importante no ciclo de higienização, quanto maior o tempo de contato do produto a higienização será mais eficaz.

A eficácia da higienização depende exclusivamente de um equilíbrio entre os quatro itens do ciclo, se diminuirmos um, com certeza teremos que aumentar o outro.

Agora que sabemos sobre a combinação de elementos que geram eficácia e facilitam o processo de higienização, vamos falar um pouco sobre produtos, ácidos e alcalinos.

PH significa POTENCIAL DE HIDROGENIO OU CONCETRAÇÃO DE HIDROGENIO.

Todos nós já ouvimos falar da tabela de PH, que nada mais é uma régua que mede a faixa de acidez ou alcalinidade de um produto.

Esta régua vai de 0 (zero) a 14. Quanto mais próximo do numeral zero, maior será a acidez de um produto, e quanto mais próximo do numeral 14, mais alcalino será o produto.

Um produto com PH 7,0 é considerado um produto neutro.

Para identificar qual tipo de produto devemos utilizar em nosso processo de higienização, devemos saber qual tipo de sujidade que iremos remover.

Para sujidades de origem orgânica, (gordura de origem animal ou vegetal, sangue, gorduras de frituras, molhos, graxas e óleos,) devemos utilizar produtos alcalinos, ou seja, quanto mais alcalino melhor, pois removerão com maior facilidade as sujidades de suas superfícies.

Para sujidades de origem inorgânicas (cimento, terra, ferrugem, fuligem,) devemos utilizar produtos ácidos, pois quanto mais ácido melhor.

Para sujidades de menor intensidade, com pó, poeira, em pisos com tratamento, devemos utilizar produtos neutros, (manutenção diária).

Como funciona cada um desses produtos:

Produtos ácidos com PH menor que 7,0 liberam gases após penetrar na molécula de sujidade, promovendo ação sequestrante da sujidade que e é facilmente removida com enxague.

Esses tipos de produtos, são largamente utilizados em limpezas de cimentos e rejuntes (pós obra) encardido de terra (normalmente em pisos porosos antiderrapantes), ferrugem, calcificações, etc.

Produtos alcalinos com PH maior que 7,0 fazem a quebra das partículas transformando as substancias do estado sólido para o estado liquido sendo eliminadas pelo enxague.

Produtos neutros são utilizados para limpeza geral ou diária, em superfícies com tratamento de piso ou não, sempre após uma limpeza mais pesada com ácidos ou alcalinos com o intuito de manutenção, para aumentarmos o tempo entre uma limpeza mais pesada e profunda.

Pronto, é isso. Agora que conhecemos sobre processo de higienização, combinação dos agentes para uma boa e eficaz limpeza e sabemos qual PH do produto que devemos utilizar, basta fazer a escolha de um produto com boa concentração para facilitar o processo de higienização.

Qualquer duvida consulte nosso departamento técnico.